sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Joba Tridente: Voto e (in)Consciência


Voto e (in)Consciência

Na TV, apresentadores de um jornal, indignados com a censura às pesquisas de intenção de votos dos eleitores: E agora, como é que vai ser. Estamos tão próximos da eleição. Muitos eleitores contam com isso. Geralmente votam em quem está ganhando. É um absurdo!

Como assim? Acho que deveria ser totalmente abolida (e definitivamente proibida) toda e qualquer pesquisa de opinião sobre intenção de voto. Aliás, o voto (MESMO SENDO OBRIGADO) não é secreto? Então!

Infeliz do país e do eleitor que depende de uma pesquisa que induza o voto (OBRIGADO). Infeliz daquele que vota (MESMO SENDO OBRIGADO) em um candidato, não porque lhe pareça bom, mas porque está à frente das pesquisas de opinião. Como se a unanimidade tivesse alguma razão. Muita gente pode estar à frente, não por ser (realmente) popular (pela honestidade do seu trabalho), mas por ser populista (pela desonestidade do seu paternalismo). Há quem não saiba (e nem quer saber) o que é ser POPULAR e o que é ser POPULISTA. Assim como não se importa em saber o que difere a DEMOCRACIA da DEMAGOGIA.

Um eleitor deve votar (MESMO SENDO OBRIGADO) em quem conhece e acredita e não em quem ouviu falar. Bandido é o que não falta na “profissão” da impunidade e da intocabilidade. Se nem um merece o seu sacrifício (OBRIGATÓRIO) de deslocamento para o cumprimento de tal gesto (OBRIGATÓRIO), que vote (MESMO SENDO OBRIGADO) em ninguém, que anule o seu voto (MESMO SENDO OBRIGADO)..., para NÃO SE ANULAR. Ou, pior, se arrepender depois.

Não existe um candidato “menos pior” que outro. Um sujeito POLÍTICO PRESTA OU NÃO. O político “menos pior” só é “menos”, porque ainda não teve a oportunidade de se tornar “mais pior” ou “totalmente pior” igual (e que nem) aos seus companheiros de falcatruas ou de partido.

O VOTO DEVERIA SER UM DIREITO E NÃO UMA OBRIGAÇÃO.

Não se deixe enganar com as conversas moles dizendo que, VOTANDO, você (CIDADÃO) está exercendo os seus DIREITOS DEMOCRÁTICOS etc etc etc. Porque você (CIDADÃO) está sendo COAGIDO a exercer o “seu” direito (democrático) ao voto. Caso contrário (se não OBEDECER tal OBRIGATORIEDADE) será PUNIDO SEVERAMENTE e EXEMPLARMENTE MULTADO - POR NÃO CUMPRIR A OBRIGATORIEDADE DO VOTO DEMOCRÁTICO, que deveria ser um mero direito de todo e qualquer cidadão livre.

No Brasil, infelizmente, ainda, NÃO É A SUA “LIBERDADE” DE ESCOLHER UM CANDIDATO QUE IMPORTA E, SIM, VOTAR.

DEMOCRACIA não se faz com AMARRAS, se faz com LIBERDADE.

Ilustração: Joba Tridente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...