domingo, 27 de junho de 2010

Joba Tridente: DEUS

Ilustração: Deus - Joba Tridente - Falas ao Acaso


poema do livro METAcidaDES


D E U S

Deus É um pensamento 

Pensamos como O queremos 

Pensamos quando O queremos 

Pensamos onde O queremos 

Pensamos porque O queremos 

Pensamos se O queremos 


Joba Tridente: 30.09.1986
Ilustração - 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

Autor: José Saramago

Saramago na animação A Flor Máis Grande do Mundo

JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)

E se as histórias para crianças fossem leitura obrigatória para os adultos?
Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há tempo ensinamos?
José Saramago em A Maior Flor do Mundo



Pensar, pensar

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.


(Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008)


Foto: (?)

José se foi. E agora, José? Livre pensamento ecoa. SarAMADO aqui. SarAMARGO acolá. SaraMAGO das palavras de afrontar poderosos de pés de barro. Que um dia também passarão, sem jamais ter sabido o que é ser passarinho.

Conheci o iluminado José Saramago, em 2000, quando esteve em Curitiba para divulgar o livro Caverna e para um bate-papo num auditório lotado. Eu estava acompanhado do cineasta Marcos Stankievicz Saboia, amigo, parceiro de direção no curta-metragem Cortejo e personagem do meu livro: Fragmentos da História Antropofágica e Estapafúrdia de um Índio Polaco da Tribo dos Stankienambás. É claro que não poderíamos deixar passar a ocasião de cumprimentar o genial escritor e aproveitamos um rápido intervalo, entre autógrafos, para lhe oferecer um exemplar da fictícia biografia. Saramago, muito gentil, ficou feliz com o presente e encantado em conhecer um personagem (vivo) de um livro de ficção, que também queria o seu autógrafo em diversos livros de ficção. Foi um encontro rápido, troca de elogios e apertos de mãos. Mas, inesquecível!

Para quem quiser conhecer um pouco mais a obra do fascinante escritor José Saramago, sugiro o site do autor, mantido pela sua Fundação: Outros Cadernos de Saramago

Foto sem crédito encontrada no site: http://bertachulvi.wordpress.com/2008/10/

terça-feira, 1 de junho de 2010

Joba Tridente: Wilson Bueno, não mais!



Wilson Bueno
não mais


Em 1990 eu morava em Brasília. Trabalhava no Conselho Nacional de Direito Autoral – CNDA. Então, Collor, entrou e acabou com tudo. Cansado de Brasília decidi voltar ao sul e vim parar em Curitiba. Reencontrei o grande artista plástico Rogério Dias, aquele que pinta pássaros, que insistiu pra eu conhecer o Wilson Bueno, editor do Jornal NICOLAU (1987-1995). Wilson me perguntou se gostaria de fazer o projeto gráfico do próximo número, já que seu artista gráfico, o Bond, estava saindo. Aceitei, pois já admirava o jornal. Fiquei cinco anos como Editor Gráfico (1990-1995) do NICOLAU. Então mudou o governo. Quem chegou não era grande admirador do Jornal que pensava o mundo, preferia um que pensasse o município e não tivesse tanto espaço em branco. Quem veio com o novo Governo do Paraná acabou com aquele NICOLAU premiado e inventou um Nicolau oficial que, felizmente, poucos sabem que existiu.

A equipe do NICOLAU (Bueno, Karl, Ângelo, Joba) se desfez. Cada um seguiu o seu caminho. Eu virei Oficineiro Cultural. Wilson Bueno, idealizador do NICOLAU, sempre em defesa da melhor reflexão (literária ou gráfica) universal do Jornal, que gratuitamente chegava a diversos países da Europa, da Ásia, do Oriente, das Américas..., voltou a se dedicar cada vez mais à sua literatura. Publicou, foi elogiado, indicado ao Jabuti. Wilson Bueno colhia louros reais..., até o último domingo 30 de Maio de 2010.

Agora, nem mais Tankas ou Hai-Kais. No sobrado, um silêncio de Pardais. Outono.

Foto: Daniel Snege

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...