terça-feira, 20 de março de 2012

Oscar Wilde: Três Aforismos sobre a Literatura


Três Aforismos de Oscar Wilde sobre a Literatura

um - É uma triste verdade: nós perdemos a capacidade de darmos nomes suaves às coisas. Os nomes são tudo. Eu nunca me queixo das coisas, queixo-me das palavras. É por esse motivo que odeio o vulgar naturalismo na literatura. O homem que chama de enxada uma enxada deveria ser forçado a usá-la. É a única coisa que sabe fazer.

dois - O poeta realmente grande é o que pode haver de menos poético. Os poetas menores, no entanto, são realmente fascinantes. Pior eles rimam, mais são pitorescos. O mero fato de ter publicado um livro de sonetos sofríveis torna uma homem irresistível. Ele vive a poesia que não sabe escrever. Os grandes poetas escrevem a poesia que não sabem concretizar.

três - A instrução é uma coisa muito bonita, mas vale lembrar, de vez em quando, que nada daquilo que realmente interessa pode ser ensinado.


Oscar Wilde (16/10/1854 - 30/11/1900), mestre do sarcasmo inglês: A única pessoa no mundo que gostaria de conhecer profundamente sou eu mesmo, mas por enquanto não vejo a menor possibilidade de isso acontecer.

Estes Aforismos têm como base, entre outras fontes, o livro Oscar Wilde - Aforismos, com tradução de Mario Fondelli para Clássicos Econômicos Newton.

ilustração  de Joba Tridente sobre ding OF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...