sábado, 12 de maio de 2012

Helena Kolody - 100 Anos - 5



Na internet se encontra de tudo, até mesmo mentiras que viram verdades e verdades que viram mentiras. Na internet se encontra de tudo, até mesmo autores que foram, sem nunca terem sido, autores de texto que nunca escreveram. Na internet se encontra de tudo, até mesmo textos originais jamais escritos por autores mortos. Na internet se encontra de tudo...

No ano passado, mais precisamente no dia 12.05.2011, uma colaboradora do Portal Cultura Infância, enviou uma série de “frases que nos fazem refletir e motivam equipes”, de renomados autores. Para meu espanto, entre elas se encontrava o poema Dom, de Helena Kolody, como se fosse uma frase (e pior!) de autoria de Gandhi, penso que o Mahatma.

Retornei o email, para o grupo na “voz” da própria Helena: Quando este poema nasceu, era só o primeiro verso. Dormiu dois anos na minha "gaveta de sapateiro", onde guardo alguma coisa que aparece. Guardei e esqueci. Mais tarde, eu o retomei, experimentei até chegar ao que é hoje.

Dom (1986)
Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem dela um sol.
Outros nem conseguem vê-la.

É um belíssimo poema que me remete a um aforismo do escritor Oscar Wilde (16/10/1854 - 30/11/1900), mestre do sarcasmo inglês:

Todos nós estamos na lama, 
mas alguns sabem ver as estrelas.

ilustração de Joba Tridente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...