domingo, 3 de janeiro de 2010

Livro: Lendas do Mundo Todo



Lendas do Mundo Todo
O lado “B” da literatura “A” na Internet

Esta série de cinco artigos, que escrevi em 2001, foi publicada no Caderno G, da Gazeta do Povo, de Curitiba, no segundo semestre do mesmo ano.


Neste quarto artigo sobre as obras disponibilizadas gratuitamente na internet, através de diversas bibliotecas virtuais, e que merecem a atenção de todo leitor que gosta realmente de um bom texto, a sugestão fica com as curiosas Lendas do Mundo Todo, oferecidas pela Virtual Books.

Numa época em que o apagão quase nacional, por força da Natureza fragilizada pelo homem, sugere um recuo na evolução tecnológica, e que por um bom tempo os eletroeletrônicos deverão ser poupados, reunir a família e contar histórias à luz de velas, pode ser uma ótima oportunidade para passar o tempo.

Para os pais, tios, avós que se acham pouco sensíveis e sem criatividade, contemporâneos demais para contar histórias de reis e rainhas, anjos e demônios, príncipes e princesas, fadas e bruxas, uma navegada digital nas Lendas do Mundo Todo, pode ser uma boa solução. Quem já sabe de cor e salteado os antológicos e fascinantes contos de Andersen, Irmãos Grimm, Dickens, vai ter uma surpresa e tanto. Os profissionais contadores de histórias e professores que gostam de trabalhar o lado lúdico, mágico e fantasioso, sem nenhuma culpa, das crianças, também.

São trinta lendas catalogadas e disponibilizadas para todos os gostos: fantasia, terror, humor, absurdo, edificante, moralista, fabulista, religiosa, profana, que podem ser recebidas até por e-mail. Possível fruto de uma já esquecida tradição oral, a obra digitalizada foi compilada do livro Os Mais Belos Contos da Polônia, editado em 1948, em Portugal, que não traz o nome do autor/compilador. O leitor que cresceu ouvindo ou lendo contos de fadas, com certeza vai reconhecer muitos deles, recontados com outra roupagem. Algumas lendas, inclusive, agregam duas ou três outras, mas não ficam com cara de “lenda doida”.

As Lendas do Mundo Todo têm tudo para agradar o leitor de qualquer idade. É claro que se levando em conta o estado de espírito com que ele vai mergulhar de corpo e alma na leitura. Se for do tipo experimentalista que gosta de embromação, do texto vazio que parte de lugar nenhum para lugar algum, é melhor que fique longe. Mas, se for do tipo que busca uma leitura descompromissada, porém divertida, deve copiar todas e ir sorvendo aos poucos, porque são lendas curtas que acabam sempre antes da hora.

Destacar uma ou outra não é tarefa fácil. Vai muito do gosto pessoal de cada um. Mas, a título de curiosidade, com certeza, o leitor mais atencioso vai reconhecer em A Cotovia, uma famosíssima lenda que virou um clássico belíssimo no cinema, nas mãos de Jean Cocteau, e, recentemente, da equipe Disney, assim como Os Três Guerreiros, que ganhou diversas versões em desenho animado, uma delas protagonizada pelo Mickey. Outra curiosidade é uma das lendas ter duas versões.

Fora isso, tem a divertida história de uma princesa que, para não ficar solteira, está disposta a se casar até com um burrico; um príncipe que acaba virando um asno; uma criança que nasce com barba; um homem que não consegue parar de fumar; um anão que tem uma mosca que inferniza a vida de todo mundo; uma disputa estranhíssima entre um boi, um macaco e um porco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...