sábado, 21 de dezembro de 2013

Baptista Nunes: Não Sei!

Quem é Baptista Nunes? Não Sei! Onde encontrei o jocoso poema Não Sei!? No Almanach Popular para 1878. É só o que sei! Por que não atualizei o português? Ah, porque é muito mais divertido no original.


Não Sei!

Dize, sinhá, o que fizeste, hontem
da flor mimosa que te dei ?
- Guardei!
Se por acaso meu amor te desse,
tu guardarias como a flor?
- Não sei!

O que fizeste da pombinha rola,
que no jardim te confiei?
- Matei!
Pois tu mataste a pobresinha?! Então
eras capaz de me matar!
- Não sei!

Onde guardaste a poesia triste,
que ao teu piano, recitei?
- Rasguei!
E nem ao menos conservaste um verso,
para o author não olvidar!
- Não sei!

Ai! não me mates respondendo assim!
Deixa um momento de zombar commigo!
Dize se posso acalentar a esp'rança,
de ser amado por você.
- Não digo!

És muito ingrata! Pois terás coragem,
de ver a esp'rança que me resta, morta?
Queres a sorte da rolinha dar-me?
Queres que eu morra de paixão!
- Qu'importa ?

Pois bem eu juro me esquecer de ti,
Mas, dize ao menos porque assim me tratas!
Será porque teu coração tem dono?
- Não me aborreça, vá plantar batatas!


(*)
Ilustração de Joba Tridente – 2013

2 comentários:

  1. Delícia, Joba, já estou sorrindo... Pérola antiga, com antiga escrita, a antiga escrita faz parte da poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., oi, TECA, como se diz: "tem gente que não sei, viu!" ..., adoro essa jocosidade que a gente não encontra com facilidade na literatura mais contemporânea. ..., assim que li achei que merecia ser compartilhado. ..., em breve vou postar outras maravilhas literárias divertidas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...