quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vanessa Gomsant: Líquida Vida


Líquida Vida
Vanessa Gomsant

Sem água não há nada... nem bebida nem banho. Nem plantação nem comida. Não há energia nem tecnologia, nem nada que provenha delas. Não há transporte que circule, senão a bicicleta.

Erosões repentinas e solo seco por falta de água, focos de incêndio imprevistos pelo excesso de calor. Vazamentos de gás subterrâneo e sobrecargas elétricas na superfície. Quedas de sinais e de energia. Alerta!

Já quase não há fauna nem flora... Numa biodiversidade, prevalecem a monocultura exacerbada e a pecuária para exportação. Nas ruas, uma queda incessante de árvores com copas e sem raízes. Um solo tomado pelo asfalto e os bueiros pelo lixo. Cidades impermeáveis para a água e o bom senso.

Sem água não há Arte, haverá somente a História... Uma economia que extingue a ecologia e a humanidade. Sistemas blindados que priorizam números e desprezam vidas. Importa a quantidade e resultados, sequer a qualidade e o processo. Progresso?

Enfim, rumo ao ápice do colapso... Apenas o que resta é a humanidade ter CONSCIÊNCIA e VONTADE, colocadas na prática. Consciência de que somos PARTE de um TODO social, que também tem necessidades e direitos.

Somos PARTE do Planeta, um sistema vivo, não DONOS dele. A Natureza é SOBERANA e nós, meras vidas DEPENDENTES dela. Vidas em constante dívida com o Planeta e que ainda duvida do fatos.

HUMANIDADE rima com HUMILDADE... Por que somente nas palavras?


Vanessa Gomsant é arte-educadora e educadora ambiental brasileira em constante ebulição. Faz do meio o seu ambiente e do ambiente o seu verbo e do verbo a sua arte.

*
Foto: Bruno Alberto Pancera


2 comentários:

  1. A mitologia ja falava a milhares de anos que " Todos estamos conectados " , coisa que a ciencia vem declarando atualmente e como sempre atrasada. Sim, estamos conectados com o universo e somos feitos nas estrelas e incubados em planetas que nos dao a luz em seu corpo de Amor biologico Mulher.

    ResponderExcluir
  2. Muito real seu poema Vanessa Gomsant! Comungo das mesmas preocupações que você descreve. Para possibilitar o amanhã das próximas gerações é preciso uma grande mudança da humanidade, onde cada ser humano possa agir de forma consciente e responsável, formando uma corrente de novas atitudes e comprometimento com a sustentabilidade em defesa da mãe natureza.

    Eco abraço!
    Maria Odete A Pinho
    http://projetoajoambiental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...