quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cultura Zen: Os Portais do Paraíso

Há alguns anos encontrei na web uma seleção de 175 Koans (narrativas, parábolas que propiciam a iluminação aos discípulos zen-budista) e Contos Zen, infelizmente sem a origem e ou autoria das traduções. A sutileza e o humor são incomparáveis. Destes, fiz uma seleção nada fácil de sete, que postei em 2013. Agora selecionei mais sete. Na segunda postagem: Os Portais do Paraíso.



Os Portais do Paraíso

Um orgulhoso guerreiro, chamado Nobushige, foi até Hakuin, e perguntou-lhe: "Se existe um paraíso e um inferno, onde estão?"

"Quem é você?", perguntou Hakuin.

"Eu sou um samurai!", o guerreiro exclamou.

"Você, um guerreiro!", riu-se Hakuin. "Que espécie de governante teria tal guarda? Sua aparência é a de um mendigo!"

Nobushige ficou tão raivoso que começou a desembainhar sua espada, mas Hakuin continuou: "Então você tem uma espada! Sua arma provavelmente está tão cega que não cortará minha cabeça..."

O samurai retirou a espada num gesto rápido e avançou pronto para matar, gritando de ódio. Neste momento Hakuin gritou: "Acabaram de se abrir os Portais do Inferno!"

Ao ouvir estas palavras, e percebendo a sabedoria do mestre, o samurai embainhou sua espada e fez-lhe uma profunda reverência.

"Acabaram de se abrir os Portais do Paraíso." disse suavemente Hakuin.

*
ilustração de Joba Tridente – 2015

3 comentários:

  1. Respostas
    1. ..., são fascinantes, Teca. ..., é muito difícil selecionar o que publicar, já que a leitura de cada um é sempre mais rica que a de outro...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...