sábado, 5 de maio de 2018

Tereza Yamashita: Na mala de artes da menina Alê tem muitas coisas



No outono de 2017 a escritora, ilustradora e origamista Tereza Yamashita lançou o poético livro Na mala de artes da menina Alê tem muitas coisas, com ilustrações de Teo Adorno, pela Matéria-Prima Editorial. Em suas páginas a autora desvela os segredos guardados nas malas de artistas e arteiros que desenvolvem atividades lúdicas em instituições médicas que assistem a crianças hospitalizadas com câncer.


A Alê, a que se refere o título, é Alessandra Andrade Saadi, publicitária que, aos quarenta anos, foi acometida pelo câncer e, ciente das dificuldades do processo de tratamento, desenvolveu o Projeto A mala de arte da menina Alessandra (formado por um grupo de voluntários), cuja intenção é a de amenizar o sofrimento, contribuir para a melhora da autoestima e manter a criança conectada com sua capacidade tão genuína: a criatividade e a ludicidade.


Uma vez que, durante o tratamento, as crianças hospitalizadas muitas vezes acabam se desligando de seus sonhos, da perspectiva do mundo fora do hospital e do belo, o Projeto A mala de arte da menina Alessandra entrega mensalmente um kit de artes para cada criança, nos hospitais atendidos pelo projeto, e propõe o trabalho de criação artística, para que a criança retome o contato com cores, formas e dê asas à imaginação.


O livro Na mala de artes da menina Alê tem muitas coisas é vendido em eventos, em prol do Projeto, e a arrecadação é convertida em Kits (material de artes: como pincéis, telas, lápis de cor etc) que são doados para as crianças internadas nos Hospitais Itaci e Instituto da Criança-USP.


NOTA: Para participar e saber mais sobre este interessante Projeto A mala de artes da menina Alessandra, visite o site Mala de Artes ou envie e-mails para: maladedeartes@maladeartes.com.br e ou contato@maladeartes.com.br


Tereza Yamashita: Nasci em São Paulo, entre chuvas e arranha-céus. Adoro brincar com as palavras (literatura), o papel (origami) e o barro (cerâmica). Em 2016 ganhei o 58º Prêmio Jabuti, em segundo lugar na categoria Livro Digital com Mãos Mágicas. Em 2013 lancei o livro Mãos mágicas, pela SESI-SP Editora. Em 2007 recebi uma bolsa do Programa de Ação Cultural (ProAC), para escrever o livro Troca de pele, lançado pela editora Hedra em 2009. Tenho outros livros publicados em coautoria, pelas editoras Saraiva-Atual, Scipione e Manole. Colaboro com a revista Ciência Hoje das Crianças e o portal Plataforma do Letramento, com matérias sobre dobraduras. Adoro divulgar a história do origami, por isso, eu ministro oficinas para crianças e também para adultos que ainda guardam uma criança dentro de si. Mantenho o blog Abraços Dobrados, onde brinco com artes e literatura: https://yamashitatereza.wordpress.com/

Teo Adorno: Nasci em Ribeirão Preto, entre aves e árvores, sob o sol ardente. Adoro as cores reluzentes e os traços que vão ao infinito. Já ilustrei vários livros, um deles, também de poesia, para a editora Saraiva. Adoro filmes de animação, histórias em quadrinhos e gatos. E agora, graças à Tereza, passei a me interessar pela cultura japonesa. Meu perfil no facebook é o Paisagem Personas, em que escrevo sobre arte e literatura.

2 comentários:

  1. Querido Joba! Obrigada pela bela divulgação do livro e do projeto da Menina Alê. Abraços Dobrados Agradecidos e Honrados em participar do Falas ao Acaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., que as Malas Lúdicas da Alê se multipliquem e multipliquem por todo país, Tereza!..., grande abraço!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...