segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Alvaro Posselt: Hai-Kais - II

Na adolescência encontrei na estante de livros de meu tio Elber Borges, um livro de Hai-Kais do Millôr Fernandes (1923-2012). Não tinha ideia de que eram poemas. Achava que eram textos de humor do mestre. Adorei! Na década de 1990, quando me mudei para Curitiba, reencontrei o Hai-Kai em Leminski, Wilson Bueno, Helena Kolody. Pesquisei, exercitei, orientei oficinas de poema curto para crianças e adultos desde a década de 1990. Mas tudo sem compromisso, já que o português me parece prolixo demais para essas miudezas orientais.

No Brasil, não conheço quem se compare a Millôr Fernandes na fazedura do Hai-Kai. Leminski chegou perto. Alvaro Posselt é um escritor curitibano que vem se dedicando com sucesso a essa preciosa arte poética. Selecionei seis poemas do seu livro Um Lugar Chamado Instante (2013). Confira a segunda postagem.


III

Chuva de verão -
Me saúda com um pingo
a nova goteira



IV

Vai trôpego o bêbado –
Na mão um ramo de hibisco
pra se segurar


*
ilustração de Joba Tridente.2014


Alvaro Posselt nasceu em Curitiba. É professor de português e escritor. Orienta oficinas de hai-kai em escolas públicas e tem poemas e minicontos publicados em revistas, jornais e coletâneas. Lançou Tão breve quanto o agora, em 2012, e, na sequência, Um Lugar Chamado Instante (2013). Seus livros estão à venda nas livrarias de Curitiba e na Barraca dos Autores, aos sábados, na Boca Maldita, e aos domingos, no Largo da Ordem.

Para mais informações, contato e troca de ideias com Alvaro Posselt, email-lhe: alvaroposselt@yahoo.com.br.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...