quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Conto Zen: As Flores e o Prato de Arroz

..., a morte é vista e ou reverenciada de maneira diferente em toda parte do mundo. ..., há tanto lamentação quanto regozijo. ..., a data (1 de novembro) é controversa. ..., mas, que pessoa viva e saudosa de um ente querido se preocupa com detalhes de calendário religioso e ou “profano”? As Flores e o Prato de Arroz é um belo texto com viés e dilema zen e a cada dia mais pertinente neste planeta abarrotado de “gente” intolerante. ..., esta versão (de autoria anônima?), tão propícia para hoje quanto para os demais dias do ano, contém leve variação narrativa (não de conteúdo) na internet.



As Flores e o Prato de Arroz

Um homem ocidental colocava flores no túmulo de um familiar quando observou que, no túmulo ao lado, após uma saudação silenciosa, um homem asiático depositou um prato de arroz sobre a lápide. Mal disfarçando um sorrisinho maroto, ironizou:
- Me desculpe se pareço inconveniente, mas o senhor acha mesmo que o falecido vai sair da tumba pra comer este arroz?
Ao quê, sem a menor perturbação no semblante, o asiático lhe respondeu:
- Sim, quando o seu defunto vier cheirar as suas flores.

*
ilustração: Cemitério Ucraniano em Antonio Olinto-PR
foto de joba tridente.2014


Joba Tridente, artesão de palavras e imagens em Verso: 25 Poemas Experimentais (1999); Quase Hai-Kai (1997, 1998 e 2004); em Antologias: Hiperconexões: Realidade Expandida – Sangue e Titânio (2017); Hiperconexões: Realidade Expandida (2015); 101 Poetas Paranaenses (2014); Ipê Amarelo, 26 Haicais; Ce que je vois de ma fenêtre - O que eu vejo da minha janela (2014); Ebulição da Escrivatura - 13 Poetas Impossíveis (1978); em Prosa: Fragmentos da História Antropofágica e Estapafúrdia de Um Índio Polaco da Tribo dos Stankienambás (2000); Cidades Minguantes (2001); O Vazio no Olho do Dragão (2001). Contos, poemas e artigos culturais publicados em diversos veículos de comunicação: Correio Braziliense, Jornal Nicolau, Gazeta do Povo, Revista Planeta, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...