segunda-feira, 2 de junho de 2014

Raul Bopp: Favela nº. 3

Há exatos 30 anos morria Raul Bopp, um dos mais importantes nomes da Semana de Arte Moderna (1922). A sua fascinante literatura continua contemporânea. Este delicioso Favela nº. 3 encontrei em Antologia da Moderna Poesia Brasileira - Revista Acadêmica, 1939, em edição da Brasiliana Digital-USP, que assim apresenta o mestre que, segundo Oswald de Andrade, traz a poesia nos dentes:

“Raul Bopp nasceu em Tupaceretan, no Estado do Rio Grande do Sul. Formou-se em advocacia fazendo um ano em quase todas as Faculdades de Direito do Brasil. Esse Brasil que ele conhece todo, pois o furou de lado a lado, com os jangadeiros do Ceará, pintor de taboletas em Mato Grosso, macumbeiro ao lado de Edison Carneiro na Bahia, companheiro de republica de José Lins do Rego em Pernambuco, chefe do modernismo com Oswald de Andrade em São Paulo, tendo polêmicas literárias no Pará, atravessando todos os igarapés do Amazonas./ Tornou-se lendário no Nordeste e ainda hoje contam por lá anedotas das quais Raul Bopp é o herói, assim como de outras os heróis são Camões e Bocage. O poeta passou a ser folk-lore. Depois enfiou pelo vasto Universo em várias viagens; empregou todos os meios de condução, visitou a totalidade de países que formam esse mundo de Deus. Para muita gente o poeta ficou sendo Pedro Malazarte reincarnado.”


                      

FAVELA n°. 3
(Quintal)
Raul Bopp

As janelas dos fundos se reuniram
para ver o trem que vem de São Paulo. Olé !
Ouviu uns tiros esta noite, vizinha ?
Pois até mataram um sordado. (Feche essa torneira, peste!
Depois tá sempre faltando água!)
Sopra um ventinho levanta-a-saia. Enjoado.
Favela está de madorra.
Lá em baixo
as chaminés fazem exclamações na paisagem.
Os mamoeiros estão de papo inchado.
Negra se acocorou num canto do terreiro
Pôs as galinhas em escândalo.


*
Ilustração de Joba Tridente - 2014



Raul Bopp (1898-1984): escritor modernista integrante da Semana de Arte Moderna, cronista, jornalista. Autor de Cobra Norato (1931); Urucungo - Poemas Negros (1932); Poesias  (1947);  Antologia Poética (1967); Putirum: Poesias e Coisas do Folclore (1969); Mironga e Outros Poemas (1978). "Bopp Passado a Limpo" por Ele Mesmo (1972); Samburá: Notas de Viagens & Saldos Literários (1973); Vida e Morte da Antropofagia (1977); Longitudes: Crônicas de Viagens (1980). Em outros registros, Raul Bopp teria nascido em Vila Pinhal e ou Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...