terça-feira, 10 de novembro de 2015

Marília Kubota: micropolis - haicais

Em 2015, a escritora Marília Kubota, que apesar da ascendência nipônica não costumava frequentar o universo do haicai, surpreendeu ao lançar micropolis, livro com 34 poemas curtos que demonstram, afinal, que ela não é tão avessa assim ao gênero. Marilia escreveu a maioria deles durante as oficinas de criação literária que orienta. Como não tinha a pretensão de publicá-los, acredita que foi mais fácil exercitar a arte poética de admiráveis mestres japoneses, como Issa e Bashô.

Você, que em março de 2013 leu, aqui, o seu poema Rondó da Velha no Outono, do livro Esperando as Bárbaras, agora confere 4 haicais diretamente de micropolis.




m i c r o p o l i s 
Marília Kubota

I
ikkyô

a canção
se o vento não sopra
tiro da flauta





II

a ventania
espalha dentes-de-leão
guarda-chuva aberto





III

balança a rede –
foi gol! não foi gol!
o sapo salta





IV

saio pro mundo
volto pra aldeia
a lua fica mais cheia

*
ilustração de Joba Tridente.2015
  

Marília Kubota é escritora, jornalista e mestre em Estudos Literários (UFPR). A poesia da autora de Selva de Sentidos (2008), Esperando as Bárbaras (2012) e micropolis (2014) é intensa e desconcertante. Quebra o verbo como o Kasato Maru quebrou os mares..., resignificando versos como as vagas resignificaram a raça. Os seus poemas também estão presentes nas antologias: Pindorama (2000), Passagens (2002), 8 Femmes (2007), Antologia da Poesia Brasileira do Início do Terceiro Milênio (2008),  Blablablogue (2009), Todo Começo é Involuntário - Poesia Brasileira no Início do Século 21 (2011), Hiperconexões Realidade Expandida I e II (2013 e 2014), Bicho de Siete Cabezas (2014). Maria Kubota colaborou com o Jornal Nicolau e diversas outras publicações literárias do Brasil, Argentina e Portugal. Em 2010 organizou a premiada antologia Retratos Japoneses no Brasil - Literatura Mestiça e, atualmente, edita o MEMAI - jornal e site de Letras e Artes Japonesas.

nota: micropolis pode ser adquirido aqui: vendas@lummeeditor.com e também pelo site da livraria cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/micropolis-15069950

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...