terça-feira, 24 de novembro de 2015

Vássia Silveira: perguntas

Febre Terçã, da escritora e jornalista Vássia Silveira, é um dos mais belos livros de poesia que li em 2015. Febre Terçã, que (felizmente!) tive o prazer de conhecer recentemente, quando do seu lançamento em Curitiba-PR, é daquelas obras literárias que a gente quer que não acabe, embora anseie pelo último poema e ainda que essa ansiedade seja uma tortura para o leitor que se recusa a avançar a leitura enquanto a poesia lida não estiver totalmente sublimada. Há um ciclo poético que nos vicia a cada dia dos três que nos arrebatam para nos nocautear no quarto..., irremediavelmente infectados pela febre terça. Vássia é lírica e melancólica e lúdica. Vássia é romântica e trágica e passional. Vássia conjuga seus versos amorosos com uma intensidade de cortar os pulsos... Todavia, quem apurar o olhar verá sobre o criado-mudo um frasco de água oxigenada e outro de mertiolate, para tratar suas próprias cicatrizes.

Desta perola, que é Febre Terçã, não foi fácil, mas consegui (?) selecionar quatro poemas + um para quatro postagens. A cada dia, um poema do dia a caminho da febre terçã. Comecei com o primeiro poema do Primeiro Dia: o caderno. Segui para o Segundo Dia: sei que. Chego ao Terceiro Dia: perguntas.


          

perguntas
vássia silveira

Tu me perguntas, e eu digo sim.

Não precisas gritar às flores
nem acordar a vizinhança
- pois é na tua quietude
que repousam meus sonhos.

Deixemos, portanto, que esse orvalho
molhe em silêncio as nossas peles e
que o frescor da aurora embale as almas

(não precisamos mais que isso).

Tu me perguntas e eu digo sim:
minha casa é tua,
na medida em que entras devagarinho.

*
ilustração: foto e arte de Joba Tridente


Vássia Silveira nasceu em Belém (PA), cresceu no Acre e hoje vive em Florianópolis (SC). É jornalista e escritora. Seus primeiros poemas publicados em livro compõem o Balaio de Ideias (2006), almanaque infantojuvenil coordenado por Sérgio Capparelli. É autora do livro de crônicas Indagações de Ameixas (2011) e dos infantis Quem tem medo do Mapinguari? (2008) e Braboletas e Ciuminsetos (2007). Febre Terçã, editado pela Selo Off Flip, é de 2014, mas está sendo lançado agora. Vássia Silveira tem um blog de crônicas: Toda Quinta. Se quiser pode entrar em contato através do email: vassia@uol.com.br e ou via facebook.

nota: como se não bastasse a qualidade dos poemas com suas fascinantes metáforas, Febre Terçã, de Vássia Silveira, que recomendo com louvor, traz excelente projeto gráfico de Renata Hinning...., algo (infelizmente!) pouco usual em livros de poesia. Febre Terçã pode ser adquirido via Livraria Travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...