sexta-feira, 10 de junho de 2016

Poesia Aleatória: Lar Anália Franco - 2004

A Oficina de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra, que criei há uns 20 anos, trabalha a sensibilização do oficinando através da palavra a ser reciclada e repensada em seu significado antes da construção de um poema. Um exercício prático e útil (também na valorização e ampliação do vocabulário) da alfabetização à pós-graduação. Eis alguns resultados de Oficinas de Poesia Aleatória realizadas em 2013: PA - Colombo, PA - Iguaraçú, PA - Ângulo, PA - Centenário do Sul, Projeto Letramento UFPR: PA-1, PA-2, PA-3, PA-4 (no PA-4 há links para as outras três postagens).

Já perdi a conta de quantas Oficinas Literárias de Haikai Sem Compromisso e de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra, entre outras, já trabalhei e o número de crianças, jovens, adultos oficinandos que delas participaram. Cada Oficina é única, com os oficinandos produzindo frases ou mensagens, poemas de versos quebrados ou bons poemas curtos, sinalizando suas carências, desejos e rebeldia. Tudo é válido nessa fase inicial, já que a maioria jamais escreveu um poema e ainda não tem noção do banco de palavras necessário para qualificar suas manifestações poéticas..., que serão aperfeiçoadas conforme o número de exercícios individuais e ou coletivos e o envolvimento (viciante) com a palavra.

Entre as Oficinas que continuam vivas na minha memória, está a de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra que orientei para crianças (com idade entre 7 e 12 anos) do Lar Anália Franco (que abriga, inclusive, jovens em situação de risco, encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude), em Londrina-PR, durante o evento Projetos de Maio, do 37º. FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina, em 2004.

Alguns participantes ainda não dominavam o alfabeto ou estavam em recuperação escolar. O resultado (emocionante) da Oficina, além de merecer matéria na mídia impressa e televisiva, foi exposto numa fantástica instalação (veja as fotos). Leia alguns textos selecionados e compreenda o que eu quis dizer com desabafos sinalizadores de carência, desejos e rebeldia.

  

R  O  B  S  O  N

blá, blá, blá, blá, blá....
deixa-me
de coração bravo!


......

D  I  L  M  A

para entrar
SILÊNCIO
adeus
dor de cabeça vermelha


......

H  E  L  I  T  O  N

1
fuja da tristeza
até debaixo d’água


2
as criança são lindas
e todo mundo é afro
por natureza


......

K  A  R  E  N

1
nasci para ser rei

minha cabeça
é para momentos elegantes

minha pátria
é o mundo


......

C  L  E  I  S  O  N

1
 não sabia
que tinha prova
blá, blá, blá, blá...
B A N G!


2
o mundo
abençoado
para a gente
ver o dia
sonhando


......

B  I  A  N  C  A

1
que estrela
teria liberdade de escolha
de um amor?

pode ser sempre
dupla paixão
mesmo!


2
no domingo
fui ao shopping
blá, blá, blá, blá...
sobrevivência mundial

 *

Foto: Luiz Guaíra: Instalação com portas de geladeira - FILO-2004

copia (xerox) de alguns poemas


JOBA TRIDENTE, Oficineiro Cultural há 21 anos (1995-2015): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...