sábado, 13 de agosto de 2016

Paulo Kronemberger: Jogo Certo

Paulo Kronemberger (1940-2011), artista plástico, escritor, ufólogo..., um velho amigo que surpreendeu a todos ao morrer um pouco no dia 10 e outro pouco no dia 11 de Agosto de 2011. Eu o conheci em Brasília-DF, num evento de Ufologia, onde além de palestrante, estava expondo suas pinturas fantásticas. Ficamos muito amigos e, no decorrer dos anos, o entrevistei algumas vezes para jornais e revistas. Enquanto eu era um jovem curioso do assunto e sonhava com outros mundos, acreditava em comunidades alternativas (ainda acredito!) e cooperativismo, e sempre que podia me juntava a outros malucos para ir cerrado adentro (ou afora) à caça de Disco Voador, sob o incomparável céu estrelado do Distrito Federal, Kronemberger já era um pesquisador respeitado. Na época ele estava lançando o livro de poemas Mensagens de Mundos da Galáxia 21 e eu cheguei a musicar alguns deles. É desta edição o poema Jogo Certo, que publiquei quando Paulo morreu e a republico agora, cinco anos depois.



J O G O   C E R T O
Paulo Kronemberger

não te preocupes nem pelo céu nem pelo inferno.
nem se algum dos dois existe,
nem se algo existe.
nem pela morte,
nem se com ela terminas.

faz da vida um jogo certo,
com trunfo marcado.
aposta na alma,
na eternidade, na tua imortalidade.

tira do baralho a morte.
sai da corda bamba da sorte.

faz da vida um jogo certo,
com trunfo marcado.
... se perderes, jamais ficarás sabendo ...
terás acabado

*
foto de Joba Tridente: Rainha da Noite
Itapoá. Páscoa. 2015.¹


Paulo Fernando Kronemberger (1940-2011), Fundador e Presidente da União da Força Objetiva (UFO), de Petrópolis-RJ, pesquisador dos mistérios da Ilha de Páscoa (Chile), foi idealizador de diversos eventos ufológicos, como 3º. Congresso Internacional de Ufologia; II Congresso Internacional de Ufologia; II Festival para o Homem do 3° Milênio; II Ciclo de Cursos Especiais para o Desenvolvimento do Corpo Mente e Espírito; Semana do Realismo Fantástico; Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica, Salão de Arte e Pensamento Ecológico. Kronemberger é autor, entre outros, de Mensagens de Mundos da Galáxia 21 - Poemas Metafísicos, Mensagem para Gente das Estrelas. Dias antes de sua morte eu lhe enviei os estudos de capa que havia me pedido para o seu livro Emergência - você está preparado?


¹. NOTA: O cacto Selenicereus floresce uma vez por ano e a sua belíssima flor branca, de raro perfume, abre à noite e morre de manhã. Quando vi a Rainha da Noite desabrochar, de repente, fiquei tão encantado que corri pegar a câmera e nem me lembrei do flash..., por isso o tom amarelado da foto.

4 comentários:

  1. Oi Joba! Daqui é a Sonia Kronemberger, viúva do Paulo, sinto-me triste e emocionada ao lembrar dos fatos ocorridos em 2011 quando do falecimento do Paulo. Cinco anos já se passaram e quase ninguém se lembra mais de suas contribuições na ufologia, nas artes e nos conhecimentos esotéricos humanos.
    Por isso, ao ler o seu artigo senti-me um pouco mais feliz ao perceber que ele tinha verdadeiros amigos, que o valorizavam como ele merecia.
    Obrigada meu caro amigo por suas palavras e sua lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., olá, Sonia, as verdadeiras amizades são eternas. ..., grato pela sua visita e comentário sincero e comovente. ..., numa outra oportunidade, falo contigo para enriquecer a biografia dele com boas e divertidas histórias. ..., um grande abraço!

      Excluir
    2. Só fiquei sabendo hoje da morte do Paulo. Tive o enorme prazer de conviver com ele na Ilha de Páscoa há milênios atrás (como o tempo passa). Na primeira noite em que o conheci lá ficamos conversando até o sol nascer. Que extraordinária figura. Tivemos um rápido contato em São Paulo e depois nunca mais nos falamos.

      Antonio Fernando Amarante

      Excluir
    3. ..., olá, Antonio. ..., lá se vão seis anos que o Kronemberger nos deixou. .., ficaram suas obras e boas memórias. ..., o mesmo tempo que nos guarda segredos, nos devela surpresas. ..., um grande abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...