quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Poemas Curtos - 1998

No ano de 1996 eu criei, a pedido do SESC da Esquina, de Curitiba-PR, a Oficina Hai-Kai Sem Compromisso, destinada a orientar crianças em fase de alfabetização (7 anos). Foi um sucesso imediato. A levei para várias cidades do interior e bibliotecas da capital. Os poemas produzidos pelas crianças eram pérolas verdadeiras. Da primeira Oficina de Hai-Kai Sem Compromisso, em Cascavel, acabei perdendo o opúsculo e os registros no PC (ainda guardo o HD para um dia tentar resgatar!), mas de outras ainda tenho os livretos de Poemas Curtos.

Como ando muito nostálgico ultimamente, esperei passar a Semana da Criança, no Brasil, para publicar uma brevíssima seleção de Poemas Curtos criados por oficinandos, na faixa dos 8 aos 12 anos, em duas oficinas. De Pato Branco-PR (1998): Murilo Painin Marcondes e Ricardo Carraro (8 anos) e Crislaine A. Riggo (11 anos). De Curitiba-PR (1998): Iris Midory Franco (11 anos) e Paula Maia de Souza (12 anos). Agora essa garotada já cresceu e, possivelmente, até constituiu família. Gostaria de reencontrá-los algum dia!



Oficina de Poemas Curtos – 1998
orientada por Joba Tridente


Murilo Painin Marcondes

flor
vermelha
caindo pingos de chuva

*

Ricardo Carraro

borboletas brancas
parecem avencas
desabrochando

*

Crislaine A. Riggo

sentado na varanda
um homem
ao sabor do figo

*

Iris Midory Franco

gansos selvagens
grasnando branco.
filhotes nascendo!

*

Paula Maia de Souza

peixes n’água gelada
nada de sol lá
brincadeiras no pensamento

*
ilustração de Joba Tridente.2016


NOTA: Já estou escolhendo alguns poemas da Oficina Hai-Kai Sem Compromisso, para jovens de 8 a 18 anos, que orientei em Paranaguá-PR, no mês de Setembro de 2016.


JOBA TRIDENTE, artesão de palavras e de imagens, é Oficineiro Cultural há 21 anos (1995-2016): Hai-Kai Sem Compromisso; Assim Nasce um Jornal; Contando Histórias - A Arte de Escrever; Poética-Postal; Arte-Postal; InterAtividade; Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra; A Arte de Contar Histórias; Bonecos Animados utilizando Material Reciclável; Contando Histórias com Bonecos Animados; Edite o seu Livro; Brinquedos de Longa Vida; Dobra Desdobra Dobra um Avião; Formação de Contadores de História; Brinquedos que se faz Brincando; 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza; Ouvido de Poesia de Ouvido; Exercitando o Olhar. Atendendo: Fundações Culturais; Secretarias de Estado da Cultura e da Educação do Paraná; Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná; Secretarias Municipais de Educação; Secretaria Especial de Relações com a Comunidade; Teatro Guaíra; UFPR; UEPG-PR; MIS-PR; SESC-PR. Produtos: livros de poesia e de contos; jornais experimentais; exposições fixas e itinerantes de arte e de poesia; espetáculos de Teatro de Bonecos. Projetos Culturais: Semana Literária do SESC; BiblioSESC; Ação Integrada para o Letramento/UFPR; Biblioteca Viva Itinerante; Ligado na Cultura; Balaio de Histórias;  SER;  Livros à Mão Cheia; Festival de Inverno/UFPR; FERA; Paraná em Ação; Educação Com Ciência; Águas de Março; Paranização/Teatro Guaíra; Paraná Fazendo Arte; Projeto Mutirão Cultural; Comboio Cultural.

2 comentários:

  1. Belos resultados. Sinal que a orientação foi mil.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. ..., gratíssimo, amiga Claudiane. ..., na mais recente Oficina, há pelo menos uma meia dúzia de poemas curtos que vai merecer a postagem! ..., aguarde!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...