sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Joba Tridente: Colher - 2

COLHER é um poema em desenvolvimento. Trata de menores delinquentes, que conheci quando orientava Oficinas Culturais em Abrigos (Orfanato, Quartel, Semiliberdade) para adolescentes infratores e em situação de risco, e de jovens adultos, que conheci outrora e que desapareceram nos porões do (des)governo..., por ousarem pensar por conta própria. Já publiquei, no Falas ao Acaso, em novembro de 2014, os fragmentos I e IV. Agora você confere o fragmento VII.



COLHER - 2
Joba Tridente

VII

um banco de palavras
aleatórias
mãos trêmulas caçando palavras
aleatórias
memória puxando palavras
aleatórias

: em casa nunca
faltou sopa de letrinhas!

mãe, que letra é essa?
que letra?
essa que parece uma forquilha
é o ípsilon, mais comum no inglês
com ela se escreve young
quer dizer jovem

e essa?
essa é o dábliu
parece um M de ponta-cabeça
com M se escreve mártir
com W se escreve war
quer dizer guerra

mãe?!
o que é?
acho que escrevi um poema na sopa
leia pra mim
    mãe amanhece
    mãe entardece
    mãe anoitece
    mãe

mãe, onde vai?
recolher a roupa e já volto

acho que ela não gostou
do meu primeiro poema na sopa
mãe não tinha lavado roupa

engoli meu poema inteiro
com uma só colherada

engoli minha mãe
que numa noite desapareceu
na noite

engoli muitos outros poemas
a colheradas até o último pacote de sopa
e a minha mãe não voltou

*
joba tridente poesia (2014/2015) foto (2012)


Joba Tridente em Verso: 25 Poemas Experimentais; Quase Hai-Kai; em Antologias: Hiperconexões: Realidade Expandida; 101 Poetas Paranaenses; Ipê Amarelo, 26 Haicais; Ce que je vois de ma fenêtre - O que eu vejo da minha janela; Ebulição da Escrivatura; em Prosa: Fragmentos da História Antropofágica e Estapafúrdia de Um Índio Polaco da Tribo dos Stankienambás; Cidades Minguantes; O Vazio no Olho do Dragão. Contos, poemas e artigos culturais publicados em diversos veículos de comunicação: Correio Braziliense, Jornal Nicolau, Gazeta do Povo, Revista Planeta, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...