domingo, 8 de março de 2015

Cecília Meireles: Amphora

..., do livro Antologia da Moderna Poesia Brasileira – Revista Acadêmica, de 1939, em edição da Brasiliana USP Digital, a beleza desconcertante do poema Amphora (1919), Cecilia Meireles.

                                
A M P H O R A
Cecília Meireles

Quando o oleiro febril te retirou do forno,
Em forte desagrado enrugou-se-lhe a testa;
Achou-te irregular na linha do contorno:
Granulações aqui, mais adiante uma aresta.

És frágil e imperfeita. A um baque, vai-se o adorno
Que o artista suspendeu á curva ampla e modesta
Do teu busto, ou o festão que tens do colo em torno;
Aos ardores do sol, o esmalte se te enfresta.

— Que, ao menos, quando à fonte a angélica menina
Te levar na alva flor do ombro seu, tu, que, agora,
Tão frágil e imperfeita, ainda és inútil e oca,

Te enchas, aos borbotões, de uma água cristalina,
Água clara e cantante, água fresca e sonora,
Para a sede saciar de uma sequiosa boca !

*
Ilustração de Joba Tridente – 2015


“No caminho da evolução poética de Cecilia Meirelles o marco inicial é um lirismo de doçura tagoreana, que aponta para "Nunca mais" e "Poema dos Poemas" e "Baladas para El-Rey", e o marco atual mais característico é um desencanto de tudo a evolar-se num dorido desdém, num ceticismo penetrante, que não é recurso ou atitude literária, senão que constitui o resíduo final, ou melhor, a imanência de uma alma para quem não apenas o céu, mas também a terra com os seus seres insignificantes e circunstancias e com as suas cousas precárias e pobres - tudo afinal é vazio, vazio... O intemporal, o que está além dos sentidos enganosos - eis o que parece exercer maior fascinação sobre essa alma - chama aguda que mal tremula aos sopros bravios do mundo contingente. (...) Contentemo-nos em dizer que — assim em quantidade como em qualidade — a mensagem poética de Cecilia Meirelles é das mais consideráveis e poderosas até hoje escritas em língua portuguesa.” A. R. - em Antologia da Moderna Poesia Brasileira.


Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 1901 – Rio de Janeiro, 1964). Escritora, professora e jornalista. Em 1919, aos 18 anos, publicou Espectro, o seu primeiro livro de poesia. Cecília Meireles é autora de uma vasta obra onde se destacam: Criança, meu amor (1923), Nunca Mais (1923), Poema dos Poemas (1923). Batuque, Samba e Macumba (1933), A Festa das Letras (1937), Viagem (1939), Olhinhos de Gato (1940), Vaga Música (1942), Problemas de Literatura Infantil (1950), Romanceiro da Inconfidência (1953), Solombra (1963), Poemas de Israel (1963), Ou Isto Ou Aquilo (1964).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...