Há setenta
anos morreu Mario de Andrade.
Talvez, hoje em dia (?) seja um autor mais falado do que lido. Este divertido retrato
poético do Brasil e dos brasileiros: O
Poeta Come Amendoim, originalmente publicado no livro Clan do Jabotí (1924), encontrei em Antologia da Moderna Poesia Brasileira - Revista Acadêmica, 1939,
edição da Brasiliana Digital-USP..., com
este breve texto de apresentação:
“O movimento de renovação das artes
brasileiras, que estourou com a Semana de Arte Moderna (S. Paulo, 1922) teve em
"Paulicéa Desvairada", um dos seus principais gritos de combate.
Desde então Mario de Andrade veio se manifestando como pesquisador infatigável.
Na prosa de ficção, na poesia, no ensaio, no livro de técnica, sua maior
preocupação é abrir caminhos ou demonstrar doutrinas. Os problemas da língua
nacional, os da estética, do folclore, da musica, da psicanálise, da historia,
das artes plásticas, são, por ele, postos em campo, com ardor e a confiança que
lhe são característicos. No Departamento de Cultura, de S. Paulo, esses
problemas tiveram realização objetiva sob a direção de Mario de Andrade. A
fundação da Discoteca Publica com a gravação de discos e filmes de cantos e
bailados populares nacionais, cursos como o de Etnografia e Folclore; a
fundação da Soe. de Etnografia e Folclore, concursos de teatro social, o
Congresso da Língua Nacional Cantada, a criação de Casas de Cultura Popular, do
anteprojeto do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, são outras
tantas iniciativas ou realizações de Mario de Andrade, no domínio pratico.”
O Poeta Come Amendoim
Mario de Andrade
a Carlos Drummond de Andrade
a Carlos Drummond de Andrade
Noites
pesadas de cheiros e calores amontoados...
Foi o Sol
que por todo o sitio imenso do Brasil
Andou
marcando de moreno os brasileiros.
Estou
pensando nos tempos de antes de eu nascer...
A noite
era pra descansar. As gargalhadas brancas dos mulatos...
Silencio!
O Imperador medita os seus versinhos.
Os
Caramurús conspiram na sombra das mangueiras ovais,
Só o
murmurejo dos cr'em-deus-padre irmanava os homens de meu país...
Duma
feita os canhamboras perceberam que não tinha mais escravos.
Por causa
disso muita virgem-do-rosario se perdeu...
Porém o
desastre verdadeiro foi embonecar esta República temporã.
A gente
inda não sabia se governar...
Progredir,
progredimos um tiquinho
Que o
progresso também é uma fatalidade..
Será o
que Nosso Senhor quiser!...
Estou com
desejos de desastres.
Com
desejos do Amazonas e dos ventos muriçocas
Se
encostando na cangerana dos batentes...
Tenho
desejos de violas e solidões sem sentido
Tenho
desejos de gemer e de morrer.
Brasil...
Mastigado
na gostosura quente do amendoim..
Falado
numa lingua curumim
De
palavras incertas num remeleixo melado melancólico...
Saem
lentas frescas trituradas pelos meus dentes bons..
Molham
meus beiços que dão beijos alastrados
E depois
semitoam sem malícia as rezas bem nascidas...
Brasil
amado não porquê seja minha pátria,
Pátria é
acaso de migrações e do pão-nosso onde Deus der...
Brasil
que eu amo porque é o ritmo do meu braço aventuroso,
O gosto
dos meus descansos,
O balanço
das minhas cantigas amores e dansas.
Brasil
que eu sou porque é a minha expressão muito engraçada,
Porque é
o meu sentimento pachorrento,
Porque é
o meu jeito de ganhar dinheiro, de comer e de dormir.
*
Ilustração de Joba Tridente. 2015
Mário Raul de Moraes Andrade
(1893-1945) foi escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta
e um dos mais representativos e influentes autores no movimento modernista
brasileiro A sua obra desconcertante ainda continua de vanguarda. Há, na web, um bocado de bom material
biográfico sobre o autor de: Há
uma gota de sangue em cada poema (1917); Paulicéa Desvairada (1922); A
Escrava que não é Isaura (1925); Losango
Caqui (1926); Primeiro Andar (1928);
Primeiro Andar (1932); Amar, verbo intransitivo (1927); Clan do Jabotí (1927); Macunaíma (1928); Ensaio sobre Música Brasileira (1928); Compêndio de História da Música (1929); Modinhas Imperiais (1930); Remate
de Males (1930); Música, doce música
(1934); Belasarte (1934); O Samba Rural Paulista (1937); Os compositores e a língua nacional (1937);
O Alejadinho e Alvarez de Azevedo (1935);
Luciano Gallet - Introdução aos
"Estudos de Folclore" de L. Gallet (1935); Cultura Musical (1936); Namoros
com a Medicina (1939) Lasar Segall (1935); Música do Brasil (1941); Poesias
(1941); O movimento modernista (1942);
O baile das quatro artes (1943); Os filhos da Candinha (1943); Aspectos da literatura brasileira (1943);
O empalhador de passarinhos (1944); Lira paulistana (1945); O carro da miséria (1947); Contos novos (1947); O banquete, (1978); Será o Benedito! (1992); Obras
completas (1944); Poesias completas
(1955); Poesias completas (1972).
Obrigada pela postagem!
ResponderExcluir...,grato pela visita e consideração, naluz oliveira. ..., volte sempre!
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