quarta-feira, 4 de maio de 2016

Joba Tridente: Passeio Público - 2

Passeio Público é um Parque-Zoo inaugurado em 2 de maio de 1886 na região central de Curitiba, Paraná, Brasil. É também o título de uma série poemas que escrevi em 2013 e que, publicados aqui no Falas ao Acaso, encontraram eco na web e foram parar no livro 101 POETAS PARANAENSES - antologia de escritas poéticas do século XIX ao XX, organizado (em dois volumes) pelo escritor Ademir Demarchi, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em 2014.

O Passeio Público, com sua fauna aprisionada ou livre, serve para cortar caminho e de atalho para se observar e refletir sobre os tipos de prisão. Pois, além dos turistas e das famílias com seus rebentos, profissionais (femininos e masculinos) do sexo espalham-se “discretos” e ou acintosos por suas alamedas..., de olhos na caça (pato) e ou no caçador (lobo).

Entre sessões de cinema e minha casa, um passeio, por vezes, perturbador, em suas trilhas, resultou na série poética que estou republicando em homenagem aos seus 130 anos. Ontem você conheceu o Passeio Público - 1..., hoje, observa o Passeio Público - 2!


             
                                

            Passeio Público - 2
joba tridente

puta no passeio
lembra o primeiro
homem o primeiro
gozo o primeiro
morto cliente
...............................
setenta ou oitenta
anos de footing
rugas talham a cara
varizes talham a perna
rusgas talham a memória
..........................................
setenta ou oitenta
anos de fucking

*
JT - ilustração: 02.10.2013


Joba Tridente em Verso: 25 Poemas Experimentais (1999); Quase Hai-Kai (1997, 1998 e 2004); em Antologias: Hiperconexões: Realidade Expandida (2015); 101 Poetas Paranaenses (2014); Ipê Amarelo, 26 Haicais; Ce que je vois de ma fenêtre - O que eu vejo da minha janela (2014); Ebulição da Escrivatura – 13 Poetas Impossíveis (1978); em Prosa: Fragmentos da História Antropofágica e Estapafúrdia de Um Índio Polaco da Tribo dos Stankienambás (2000); Cidades Minguantes (2001); O Vazio no Olho do Dragão (2001). Contos, poemas e artigos culturais publicados em diversos veículos de comunicação: Correio Braziliense, Jornal Nicolau, Gazeta do Povo, Revista Planeta, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...