terça-feira, 24 de abril de 2018

Bárbara Lia: A cadela de Platão


Em 2016 foi lançando o livro Blasfêmeas - Mulheres de Palavra, reunindo 64 poetas atuantes na literatura contemporânea brasileira. Segundo a escritora Marília Kubota, que juntamente com Rita Lenira de Freitas Bittencourt organizou a edição: “Com esta antologia, queremos apresentar um panorama de vozes poéticas femininas, no qual percebemos a diversidade do que é “ser mulher”. Há vozes que se alinham ao discurso modernista, com predominância do dizer fragmentário e do tom coloquial, o tom da “poesia de mulher” de Adélia Prado; há o resgate de formas clássicas, ao modo de Cecília Meirelles, e também as que dialogam com a visualidade proposta pela poesia concreta. Grande parte destas autoras é de uma geração que iniciou sua vida literária através da internet, escrevendo em blogues ou sites; outras, começaram em áreas mais afins à literatura, como o jornalismo, a publicidade, as artes visuais, as atividades acadêmicas. Minimalistas ou verborrágicas, líricas ou satíricas, cotidianas ou metafísicas, elas compõem o panorama que define a poesia de mulher contemporânea: a palavra, hoje, é muito mais feminina.”

Das 64 autoras selecionei sete. Um poema de cada..., que você conhecerá em sete postagens. Comecei com Branca envelhecena neve, de Adriane Garcia, segui com Cançãopara arrumar a mesa, de Ana Mariano, e continuo com A Cadela de Platão, de Bárbara Lia.


                           
A cadela de Platão
Bárbara Lia

Eu sou a cadela de Platão
Só restos do banquete
Só o cheiro do amor
(o osso, o osso, o osso)
Voz de Diotima - eco singelo
(é belo, é belo, é belo)
Não é belo lamber o chão
Fazer o amor virar lama
(sem cama, sem cama, sem cama)
Alguém arranque este amor até o siso
Nada mais vai brotar nas entranhas
Nas veias, na cava oca do coração
Este que acabei de atirar
Ao mais amado cão

*
ilustração: joba tridente.2018



Bárbara Lia (Assaí/PR), publicou dez livros, entre eles: O sal das rosas (Lumme, 2007), A última chuva (ME, 2007), Solidão Calcinada (Imprensa Oficial do PR, 2008), Paraísos de Pedra (Penalux, 2013) e Respirar (Ed. da autora, 2014). Antologias: O que é Poesia? (Confraria do Vento?Calibán, 2009), O Melhor da Festa 3 (Festipoa/Casa Verde, 2011), Amar - Verbo Atemporal (Rocco,2013), A Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua (Literatas - Maputo,2013) entre outras. Vive em Curitiba.

Blasfêmeas - Mulheres de Palavra foi editado pela Casa Verde.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...