quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Anastacio Luiz do Bomsucesso: O Cão e o Tamanduá


Nesta Semana da Criança estou postando, a cada dia, um texto diferente, em prosa e ou em verso, de autor brasileiro e ou estrangeiro. No excelente Acervo Digital da Brasiliana USP, encontrei o curioso Florilegio Brasileiro da Infancia - destinado para exercício de leitura de verso e de manuscriptos em escholas publicas primarias - por João Rodrigues da Fonseca Jordão - Professor Publico no Município da Côrte. Obra adoptada pelo Conselho Superior da Instrucção Publica, com approvação do Governo Imperial, para uso das escholas publicas do ensino primario, e do Imperial Collegio de Pedro II. Editado pela Livraria Clássica do Editor Nicoláo-Alves em 1874. Não resisti a esta Fábula: O Cão e o Tamanduá, do Doutor Anastácio Luiz do Bomsucesso.
  

FABULAS
pelo Doutor Anastacio Luiz do Bomsucesso.

O CÃO E O TAMANDUÁ.

Farejando a fazenda que o rendeiro
Lhe confiára um dia,
Ia um cão, sua cauda sacudindo,
Repleto de ufanía.

Eis vê na touça que crescia além
No meio d'um caminho,
Tendo no chão fendido occulta a lingua,
Tamanduá sosinho.

Pára e grita de longe: « ó bruto, ó fera,
O que buscas aqui?
Não estragues o campo prestimoso,
Retira-te d'ahi! »

«Emquanto vigilante o tecto guardas,
Diz- lhe o Tamanduá,
Eu mato o insectosinho que da canna
o colmo estragará.

«As formigas que eu como, causariam
Á terra grande mal:
- Bem vês, faço um serviço, ou bruto ou féra,
A ti me julgo igual.»

Foi-se o cão, e correndo elle dizia,
Ladrando sem maldade:
«Necessario ao bifolco, * eis um bichinho
Bem útil á herdade.»

Sem um valor qualquer nada ha no mundo:
Os grandes e os pequenos
Todos podem ser uteis, só differem
N'um pouco mais ou menos!

* Bifolco - lavrador. (Italianismo, usado na linguagem poética). Empregado por Fernão Alvares do Oriente na Lusitânia Transformada, e recolhido por Moraes. - Dicc. Port. de Frei Domingos Vieira.


Deu trabalho, mas mantive a grafia original da edição disponibilizada pelo Portal Brasiliana USP em Assunto: Poesia - Ensino - Séc. XIX. Arranje um tempinho, visite o site e viaje pela história.

Anastacio Luiz do Bomsucesso (1833-1899), médico, professor, escritor, é autor de uma coletânea intitulada Fábulas (1860), publicada em edição completa em 1895, que traz adaptações de fábulas clássicas e produções originais em versos. As suas criações também encontraram espaço em jornais e revistas. Buscou uma identidade nacional, ideológica e, em geral, de fácil acesso ao leitor médio, não necessariamente o público infantil. Fonte Biográfica: Gênese e Contribuições das Fábulas de Monteiro Lobato - Juliane Nadal (G-UEPG) e Ubirajara Araujo Moreira (UEPG).

Ilustração de Joba Tridente. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...