domingo, 7 de outubro de 2012

Cecília Meireles: Rômulo Rema


Arte de Joba Tridente sobre Foto do arquivo Commons-wikimedia

Nesta Semana da Criança, a cada dia vou postar um texto em prosa e ou verso. Começo com o belíssimo Rômulo Rema, de Cecília Meireles, publicado em Ou Isto Ou Aquilo. A minha edição de Ou Isto Ou Aquilo (1964), de Cecília Meireles, é de 1977. A publicação é um convênio: Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura e Editora Civilização Brasileira, o que barateou o seu custo. As Ilustrações e o Planejamento Gráfico são de Eleonora Affonso. O número do exemplar é 07279.

Nota: Em suas 88 páginas não há uma linha sequer sobre Cecília Meireles (1901 - 1964).


Rômulo Rema

Rômulo rema no rio.

A romã dorme no ramo,
a romã rubra. (E o céu).

O remo abre o rio.
O rio murmura.

A romã rubra dorme
cheia de rubis. (E o céu).

Rômulo rema no rio.

Abre-se a romã.
Abre-se a manhã.

Rolam rubis rubros do céu.

No rio,
Rômulo rema.

Cecília Meireles: “Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde, foi nessa área que os livros se abriram e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano.”

Cecília Benevides de Carvalho Meireles: escritora de verso e prosa, professora e jornalista. Um dos maiores nomes femininos da literatura brasileira. Aos 18 anos, em 1919, publicou Espectro, o seu primeiro livro de poesia. Ela é responsável pela criação da primeira biblioteca dedicada à literatura infantil, em 1934, no Rio de Janeiro. Cecília Meireles tem uma vasta obra, entre os vários títulos estão: Criança, meu amor (1923), Batuque, Samba e Macumba (1933), A Festa das Letras (1937), Viagem (1939), Olhinhos de Gato (1940), Problemas de Literatura Infantil (1950), Romanceiro da Inconfidência (1953), Solombra (1963), Poemas de Israel (1963), Ou Isto Ou Aquilo (1964).

Ilustração: Arte de Joba Tridente sobre foto commons-wikimedia. 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...